10 Benefícios de fazer Exercício Funcional

Muitas pessoas buscam por exercícios que ajudam a emagrecer e que servem também para tonificar o corpo e claro que quando procuramos por exercícios, precisamos saber quais os benefícios que o mesmo proporcionará e é justamente sobre isso que vamos falar, ou seja, sobre os 10 Benefícios de fazer Exercício Funcional.

10 Benefícios de fazer Exercício Funcional

O que é Exercício Funcional

Exercício funcional ou treinamento funcional como também são conhecidos, na verdade nada mais é do que uma atividade física bem dinâmica e muito mais atrativa do que qualquer outro exercício por ser algo divertido e gostoso de ser praticado. Os exercícios funcionais são conhecidos por trabalharem com o corpo, combinando diversas atividades que estão relacionados com as especificidade da vida diária.

Os exercícios funcionais são conhecidos por trabalharem a força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória. Geralmente os treinos funcionais são feitos apenas com o corpo e depois de uma certa evolução nas atividades, são introduzidos aparelhos e acessórios para melhorar os benefícios e também os resultados.

10 Benefícios do Exercício Funcional.

Quem pode fazer Exercício Funcional

Aparentemente não há nenhuma restrição quanto a prática desses exercícios funcionais, mas é claro que antes de começar qualquer atividade física é preciso consultar-se com o seu médico e realizar alguns exames para saber se as condições físicas permitem a prática do treinamento funcional.Qualquer problema de saúde poderá implicar na prática desses exercícios

É preciso consultar também o seu professor de educação física para que ele adeque os exercícios a sua condição física e também ao seu objetivo. Claro que quem já praticou qualquer tipo de atividade física, com certeza terá mais facilidade em se adaptar com os exercícios funcionais, mas para que está começando agora, deverá ir com calma, respeitando os seus limites e aumentando a intensidade de acordo com a sua resistência.

Benefício de fazer Exercício Funcional

Como são feitos os Exercícios Funcionais

Como já citamos acima, os exercícios funcionais são realizados usando o próprio corpo, ou melhor o peso do corpo e de acordo com a evolução do praticante, aumenta-se a intensidade dos treinos e acrescenta-se desafios e complementa-se com alguns acessórios como o bosu, minitrampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio etc.

Tipos de exercícios funcionais

Existem diversos tipos de exercícios funcionais, porém trouxemos os mais comuns e mais simples de serem realizados e como fazer.

  • Agachamento: Você pode utilizar um cabo de vassoura como apoio à frente do corpo;  alinhe os pés sobre o chão de forma afastada; flexione levemente as pernas; estique os braços para a frente e segure na ponta do cabo de vassoura; agache levemente para que não haja impactos em sua coluna; levante-se e retorne à posição inicial; atente para a sua postura; você pode realizar esse movimento em 4 séries de 15 repetições; os halteres também podem ser utilizados nesse exercício funcional.
  • Abdominal: Você pode utilizar halteres e anilhas para aumentar a dificuldade da realização dos movimentos, assim favorecendo o processo de tonificar seu corpo; deite-se com a barriga para cima; coloque os pés sobre o chão e flexione as pernas a fim de formar um ângulo de em média 60 graus; leve as mãos à nuca ou na altura das orelhas; eleve o tronco e direcione sua cabeça no sentido de seus joelhos; mantenha seu abdômen contraído; retorne à posição inicial, de forma a encostar a cabeça no solo; repita o movimento em 5 séries de 20 repetições.

Benefícios de fazer Exercício Funcional

  • Pular corda: Pegue a corda pelas extremidades ou no local reservado para as mãos; alinhe seus pés sobre o chão; passe a corda por trás do corpo e gire-a para iniciar os saltos; esses saltos podem ser alternados e variados; inicie essa prática com 4 séries de 15 saltos.
  • Desenvolvimento de ombros: Você precisa de 2 halteres ou uma barra com anilhas; pegue os acessórios e alinhe as suas mãos à altura de suas orelhas; seu braço deve formar um ângulo de 90 graus; eleve as mãos levemente acima da cabeça até esticar seus braços; retorne à posição inicial. Não se esqueça de formar o ângulo de 90 graus; repita esse movimento em 4 séries de 15 repetições.

Esses são alguns dos exercícios funcionais que ajudam a tonificar o seu corpo e também auxiliam no emagrecimento de forma rápida e prazerosa. Esses exercícios são praticados por muitas celebridades e atletas e que comprovam a eficácia os mesmos e também confirmam os resultados desses exercícios funcionais.

Exercício Funcional.

Onde praticar exercícios funcionais

Com esses exercícios não há uma regra, pois eles podem ser realizados em academias ou até mesmo fora dela, em casa, na praia, em praças ou parques, enfim, você poderá escolher o melhor lugar, aquele que mais lhe agrada e claro, que tenha um espaço apropriado para a realização dos exercícios que você escolheu.

O diferencial dos exercícios funcionais é que há uma liberdade maior na hora de fazer as atividades físicas e por ser algo prazeroso, os resultados costumam ser excelentes, pois os praticantes acabam se dedicando ainda mais nas atividades. Os exercícios funcionais se adequam perfeitamente ao perfil da maioria das pessoas por ser algo livre e que permite que os praticantes escolham os melhores exercícios, aqueles que mais gostam e se dediquem aos mesmos.

fazer Exercício Funcional

Quais são os 10 benefícios de fazer Exercícios Funcionais

Os exercícios funcionais proporcionam vários benefícios para quem os pratica e esses benefícios são tanto para o corpo como para a mente. Porém elucidamos abaixo alguns dos muitos benefícios que os exercícios funcionais trazem para o nosso corpo e nossa mente.

1. Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
2. Melhoria da postura; Melhoria do equilíbrio muscular;
3. Diminuição da incidência de lesão; Melhora do desempenho atlético;
4. Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
5. Aumento da eficiência dos movimentos;
6. Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
7. Melhora da força, coordenação motora;
8. Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
9. Melhora da lateralidade corporal; Melhora da flexibilidade e propriocepção;
10. Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Depois de conferir os benefícios do programa de exercícios funcionais, é hora de escolher um tipo de atividade e aproveitar a vantagens que os mesmos trazem ao nosso corpo, porém é preciso lembrar que esse exercício demanda muita dedicação e comprometimento para trazer bons resultados.

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