10 benefícios de jogar tênis

O tênis é um esporte que exige diversas habilidades do praticante, entre elas: velocidade, resistência, disciplina, força e tática. Um bom desempenho no tênis começa com um bom preparo das pernas (coordenação, força e velocidade), somando a isso agilidade e flexibilidade em todo corpo. O tênis é uma atividade física muito completa no que diz respeito à exigência das musculaturas do corpo, pois desde os pés até os braços é necessário que exista um bom preparo. Neste artigo separamos apenas alguns dos benefícios de jogar tênis.

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Benefícios de jogar tênis

  1. Um dos principais benefícios de jogar tênis, é que o esporte é uma atividade física completa, porque durante o jogo, o tenista trabalha todo o corpo e a força muscular (exige um grande esforço das pernas para se locomover, do abdômen para sustentação e dos braços, ombros e costas para os movimentos com a raquete);
  1. Promover a saúde dos jogadores, trabalhando o sistema cardiorrespiratório e reduzindo os riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, também é são ótimos benefícios de jogar tênis;10-beneficios-de-jogar-tenis
  1. Possibilitar elevado gasto calórico para quem quer perder peso. Uma hora de treino pode queimar entre 200 e 500 calorias, dependendo do nível do tenista;
  1. Ajuda na prevenção da osteoporose;
  1. Auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o stress e a depressão;
  1. A bola, muitas vezes, pode ser disparada a mais de 200 km/h, o que faz com que o praticante aumente a agilidade, tempo de reação e o reflexo.
  1. Desenvolve o senso de direção e a coordenação motora.
  1. Outros benefícios de jogar tênis, é a liberação de endorfina que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse.10-beneficios-de-jogar-tenis
  1. Jogar tênis é uma boa opção para quem quer uma atividade física que tem uma função preventiva contra doenças como a hipertensão.
  1. Não há contra indicações, qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar ténis, desde que respeite os seus limites.

Que riscos existem e como preveni-los

Lesões nos joelhos e cotovelos, assim como dores musculares e tendinites são comuns, mas nem por isso você deve deixar de lado os sinais do seu corpo. Uma lesão que não regride em uma semana deve ser observada com cautela. Para evitar estas lesões o fortalecimento muscular é imprescindível, podendo ser feito em qualquer academia de musculação.

Manter a hidratação, principalmente durante partidas realizadas no sol é fundamental para o rendimento e prevenção de lesões. Deixe sempre uma ou duas garrafas de água gelada na beirada da quadra. Uma dieta balanceada com minerais e carboidratos prescrita por um(a) nutricionista garante uma reserva de glicogênio nos músculos durante a partida e a manutenção da performance.10-beneficios-de-jogar-tenis

Algumas dicas para aprimorar sua prática

Fazer exercícios de deslocamento na quadra (em diversas direções) ou “tiros” de corrida no calçadão ou areia, ajudam a melhorar sua chegada na bola, que é fundamental para o rendimento do jogo;

É interessante procurar um bom professor de academia para montar um programa de fortalecimento e melhora do rendimento dos principais gestos e músculos envolvidos no tênis. Essa preparação física fora das quadras ajuda muita a melhorar seus resultados;

Listamos alguns dos benefícios de jogar tênis, mas vale lembrar que para iniciar nesse esporte é importante que você busque um professor para que o processo de aprendizagem seja correto, dessa forma você não cria vícios errados no esporte e tem garantido uma evolução correta e segura nas quadras. Assim que estiver dominando os movimentos básicos, comece a marcar partidas com seus amigos e divirta-se.

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