10 benefícios do Exercício ao Ar Livre

Cada vez mais pessoas procuram as academias para melhorar a saúde cardiovascular e a tonificação muscular, mas fazer exercício ao ar livre apresenta benefícios também acima do pescoço. Na última década, são várias as publicações cientificas que evidenciam as vantagens do exercício no que toca a estimular o funcionamento do cérebro.10-beneficios-exercicio-ao-ar-livre

Benefícios do Exercício ao Ar Livre

Listamos 10 dos mais importantes benefícios de se fazer exercício ao ar livre:

  1. Reduz o stress

Dia difícil no escritório? Dê um passeio ou uma corrida. Um dos benefícios mentais mais comuns de exercício ao ar livre é o alívio do stress. O exercício aumenta a concentração de noradrenalina, uma substância química que pode moderar a resposta do cérebro ao stress.

  1. Produção de endorfina (hormônio da felicidade)

Caminhar ou correr alguns quilômetros pode ser difícil, mas vai ver que vale a pena o esforço! O exercício ao ar livre liberta endorfinas que criam sentimentos de felicidade e euforia. Estudos têm demonstrado que o exercício pode até aliviar os sintomas clínicos da depressão.10-beneficios-exercicio-ao-ar-livre

  1. Melhora a auto-confiança

A um nível muito básico, aptidão física pode aumentar a autoestima e melhorar a autoimagem. Independentemente do peso, tamanho, sexo ou idade, o exercício pode elevar rapidamente a percepção de uma pessoa acerca de si própria.

  1. Desfrutar do ar livre

Encontre um treino ao ar livre que se encaixa o seu estilo , seja ele escalada, caminhadas, canoagem, vela, surf, ciclismo ou apenas uma corrida no parque, e desfrute da vitamina D.10-beneficios-exercicio-ao-ar-livre

  1. Previne o declínio cognitivo

É desagradável, mas é verdade – à medida que envelhecemos, os nossos cérebros podem ficar um pouco “nebulosos”. Apesar de o exercício e uma dieta saudável não serem capazes de “curar” as doenças degenerativas, podem ajudar a retardar e minimizar os seus efeitos. Treinar ao ar livre, especialmente entre 25 e 45 anos, aumenta as substâncias químicas no cérebro que suportam e previnem a degeneração do hipocampo, uma parte importante do cérebro para a memória e aprendizagem.

  1. Alivia a ansiedade

Os produtos químicos que são liberados durante e após o exercício podem ajudar as pessoas com transtornos de ansiedade a acalmar e/ou reduzir a sensibilidade à ansiedade.

  1. Aumenta a capacidade intelectual

Vários estudos têm mostrado que o exercício cardiovascular pode criar novas células cerebrais (neurogênese) e melhorar o desempenho do cérebro em geral.

  1. Melhora a memória

A atividade física regular aumenta a memória e a capacidade de aprender coisas novas. Já existem várias investigações que relacionam o desenvolvimento do cérebro das crianças com o nível de aptidão física.10-beneficios-exercicio-ao-ar-livre

  1. Relaxa

Para algumas pessoas, um treino moderado pode ser o equivalente a um comprimido para dormir, mesmo que sofram de insônia. Fazer exercício aumenta a nossa temperatura corporal durante algumas horas. Se o fizer até cinco a seis horas antes de dormir quando a temperatura corporal cair de volta ao normal, o seu cérebro e corpo reconhecerá esse sinal como um aviso para dormir.

  1. Aumenta a produção

As pesquisas mostram que os trabalhadores que reservam algum tempo para uma caminhada ou corrida ao ar livre numa base regular são mais produtivos e apresentam mais energia do que os seus pares mais sedentários. Alguns especialistas acreditam que a meio do dia é a hora ideal para um treino devido aos ritmos circadianos do corpo. Fazer o exercício ao ar livre pode ter efeitos positivos muito para além do físico.

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