10 exercícios físicos para Grávidas

Todos nós sabemos que, durante a gravidez, a mulher deve se cuidar muito mais, principalmente quanto a alimentação, mas muitas esquecem o quão importante são os exercícios físicos para grávidas. Deixar de realizar atividades físicas é um grande erro. Para um gestação mais feliz e saudável, listamos aqui os 10  exercícios físicos para grávidas.

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Quais os melhores exercícios físicos para grávidas?

Separamos um guia completo de exercícios físicos para grávidas, qual é a melhor opção?

Hidroginástica

É um dos exercícios físicos para grávidas mais indicados e mais adorados pelas gestantes. A água permite que as gestantes se exercitem de forma leve a prazerosa, sem forçar lombar nem juntas. Também é importante lembrar que atividades dentro da água melhoram a circulação e diminui inchaços.

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Natação

A hidroginástica trabalha com movimentos realizadas embaixo da água, onde a mãe não precisa necessariamente saber nadar. Já a natação é indicado para aquelas mães que já praticavam essa atividade antes de engravidar, pois, assim como a hidroginástica, ajuda na circulação e desinchaço do corpo.

Pilates

O Pilates também é um dos queridinhos das gestantes. Indicado para gestantes a partir do 3° mês de gestação, o Pilates permite que a gestante faça movimentos lentos e leves, concentre-se na respiração e trabalhe lombar e músculos das costas. Alguns movimentos do Pilates auxiliam a mãe até mesmo no preparo para o parto normal, já que trabalha com contração e relaxamento dos músculos da pélvis.

10 exercícios físicos para Grávidas

Caminhada

Caminhadas leves e lentas são indicadas para praticamente todas as gestantes, pois ativa a circulação, auxiliando a diminuir e até mesmo evitando inchaços nos pés e pernas, além de ser uma atividade extremamente desestressante e relaxante.

Corrida leve

Para as mamães que já praticavam exercícios físicos antes de engravidar, as corridas leves são indicadas até o 9° mês de gestação. Mas claro, sempre com acompanhamento médico e respeitando o próprio corpo.

Yoga

Atividades lentas como Pilates e Yoga são exercícios físicos para grávidas mais indicados. Ambos acabam trabalhando não somente o corpo, mas também com a mente, o que auxilia a mãe na concentração e relaxamento, e auxilia diretamente no crescimento e desenvolvimento do bebê.

Musculação leve

Alguns exercícios físicos para grávidas só são indicados para as mães que já tem um histórico de atividade física. Um deles é a musculação, só indicada para as mamães que já realizavam atividades físicas e musculação antes de engravidar.  Nesse caso, a musculação é indicada desde que com acompanhamento médico e com uso de pesos leves e movimentos que respeitem o corpo, já que o excesso de carga pode prejudicar coluna, juntas e até mesmo o assoalho pélvico.

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Bicicleta ergométrica

Por não exigir equilíbrio e apresentar menos risco como quedas, a bicicleta ergométrica é indicada até o 6° mês de gestação, já que o tamanho da barriga pode dificultar as pedaladas. Além disso, deve-se sempre ficar de olho na frequência cardíaca, pressão arterial e sudorese excessiva. Assim como todas as atividades, o acompanhamento médico é essencial.

Alongamentos

Os alongamentos podem ser realizadas durante toda a gestação, pois auxilia na circulação sanguínea; sai da zona de conforto do sedentarismo; evita dores nas lombares, joelhos e tornozelos e deixa a mulher com maior flexibilidade e elasticidade corporal.

Dança

Algumas danças solo são extremamente recomendadas para as mães grávidas, já que movimentam o corpo de forma leve, saindo do sedentarismo, e auxiliando na manutenção do peso e desenvolvimento saudável da criança.

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