13 passos para começar a fazer exercícios

Sabemos que fazer exercícios e atividades físicas é essencial para uma vida mais saudável, enérgica e produtiva, e que seus resultados a curto e longo prazo são incríveis para nossa saúde e bem estar.

13 passos para começar a fazer exercícios

A questão é que grande parte de população brasileira é sedentária, já que fazer exercícios físicos é considerado chato e tedioso. Se você é sedentário e pretende mudar sua rotina hoje, criamos para você 13 dicas simples que vão te ajudar a ter uma vida mais ativa e saudável.

13 passos para começar a fazer exercícios

Seguindo essas simples dicas, temos a certeza de que é possível você mudar seus velhos hábitos.

  1. Comece devagar
    Para aqueles que estão desacostumados a fazer exercícios, começar devagar é crucial para que não haja desistência. Comece com caminhadas de meia hora, dando o seu ritmo para as caminhadas. As dores musculares posteriores são inevitáveis, mas com o tempo essas dores vão diminuindo e você pode inserir novas atividades a sua rotina
  2. Inclua o exercício físico na seu dia de forma natural
    Não mude completamente sua rotina para encaixar as atividades físicas. Se toda manhã você leva seu cachorro para passear, aproveite esse horário para também se exercitar. Se todo fim de noite você gosta de estar em casa para acompanhar as notícias do jornal, então evite sair nesse horário.
  3. Siga uma rotina
    Ainda usando o exemplo acima: se toda manhã você sai passear com seu cachorro passear e se exercitar, evite quebrar essa rotina. Se em dias de chuva ou extremo frio você não costuma sair com ele, crie uma nova atividade para fazer, como ir a academia ou realizar alguma atividade dentro de casa. “Quebrar” a rotina pode levar a desistência e desânimo.13-passos-para-comecar-fazer-exercicios4
  4. Inspire-se em alguém
    Tenha uma pessoa próxima ou um atleta como inspiração para sua nova vida saudável.
  5. Procure companhia
    Maioria das pessoas acaba nem começando a fazer exercícios pois não tem motivação para se exercitar sozinhos. Se for seu caso, converse com amigas, amigos ou alguém da família que esteja disposta a fazer exercícios com você.13-passos-para-comecar-fazer-exercicios
  6. Ouça música
    Fazer exercícios com fones de ouvido, ouvindo as músicas que você mais gosta, ajuda muito a atividade ser feita de forma prazerosa.
  7. Crie metas realistas
    Se sua meta é emagrecer ou ter o corpo mais definido, coloque isso como sua meta principal, com realizações para curto e longo prazo. Um profissional pode te ajudar a definir metas realistas e que te motivem a seguir se exercitando.
  8. Conquiste recompensas
    A cada meta alcançado, você pode dar a si mesmo uma recompensa (que não seja comida), como comprar um livro novo, uma roupa nova, ir ao cinema.
  9. Descubra qual exercício mais te dá prazer
    Cada pessoa se adeque e gosta de um tipo de atividade. Há aqueles que gostam de atividades mais agitadas e dinâmicas, mas também há os que preferem por atividades mais lentas e densas. Conheça e descubra qual tipo de atividade mais te dá prazer.13-passos-para-comecar-fazer-exercicios3
  10. Não abra mão de seus hobbies
    Se toda noite você gosta de ler um livro e descansar, evite realizar atividades nesse horário. Criar na mente que fazer exercícios tem a ver com abrir mão de seus hobbies é o primeiro passo para a desistência de uma vida saudável.
  11. Converse com outras pessoas que se exercitam
    Você pode se motivar a fazer exercícios conversando com outras pessoas que também se exercitam.
  12. Tenha foco
    Se seu objetivo ao fazer exercícios é apenas sair do sedentarismo, foque-se nisso.
  13. Não se sabote
    Se você deixar de se exercitar um dia, não desista e não crie pensamentos de fracasso. No outro dia, volte a sua rotina de atividades.

 

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