6 exercícios para quem tem diabetes

Exercícios físicos realizados de maneira regular e com acompanhamento médico é essencial para prevenção de várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares, respiratórios, hipertensão e até mesmo alterações na retina e diabetes.

 O exercício físico melhora o aproveitamento da glicose através dos músculos, muitas vezes fazendo com que seja diminuído a aplicação de glicose pelo diabético. Sabendo disso, separamos aqui 06 tipos de  exercícios para quem tem diabetes, para que você possa começar a se exercitar ainda hoje, e ajudar na evolução do tratamento dessa doença.

6 exercícios para quem tem diabetes

6 exercícios para quem tem diabetes

Quer saber quais os melhores exercícios para quem tem diabetes? Confira seis opções abaixo:

Caminhada

As caminhadas, como bem sabemos, são indicadas para qualquer pessoa. Para aqueles que não tem uma vida de atividades físicas ativas, ou estão saindo de uma vida sedentária, as caminhas são um ótimo primeiro passo. Uma caminhada de 30 a 45 minutos por dia, 4 vezes por semana, já são suficientes para o início de uma vida mais saudável.

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Corrida

Um dos exercícios para quem tem diabetes mais indicado são as caminhadas. Para aqueles que já tem as caminhadas e corridas como rotina, investir nas corridas é ideal. Lembrando sempre que é necessário de acompanhamento médico para realização de todo ou qualquer tipo de atividade física.

Natação

Os melhores exercícios para quem tem diabetes são os aeróbicos, já que movimentam grande parte dos músculos do corpo, como braços, pernas e coxas, além de serem atividades que podem ser realizadas em diversas níveis, desde o mais leve até o mais intenso, dependendo do preparo físico de cada um.

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Hidroginástica

A hidroginástica, quando feita com acompanhamento médico e auxílio de um bom instrutor, auxilia o aproveitamento da glicose no organismo, além de reduzir a gordura visceral, que é aquela gordura normalmente encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins. As demais atividades aeróbicas também auxiliam na redução dessa gordura.

Bicicleta

Tanto a bicicleta comum como a ergométrica são ótimos exercícios para quem tem diabetes, onde a pessoa pode dar início às atividades com pedaladas leves e ir evoluindo para pedaladas mais pesadas, de acordo com seu desempenho e sempre com acompanhamento médico.

Pilates

Para o Pilates quase não há contraindicações. Aliado à outras atividades aeróbicas, o Pilates pode auxiliar os diabéticos na parte de preparação respiratória e fortalecimento de músculos.

Qualquer tipo de atividade física deve ser sempre com acompanhamento de médico endocrinologista. O ideal é que o paciente procure seu médico antes da realização das atividades físicas e solicite um teste ergométrico para que seja analisado os limites adequados para as atividades que pretende realizar.

Além disso, durante o período de exercícios, para quem tem diabetes, é ideal continuar frequentando o médico para analisar se há necessidade de realizar alterações nas suas doses diárias de insulina, já que a  função das atividades físicas, nesse caso, é justamente poder contribuir para a redução de glicose aplicada ou dos medicamentos via orais para controle da diabetes; ou, dependendo do tipo de diabetes que o paciente tem, poder fazer com que ele não precise usar de aplicações de insulina para controle da sua diabetes, usando das atividades físicas como sua forma de “aplicação natural” de insulina diário.

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