7 benefícios da Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício físico, ou melhor, uma atividade aeróbica realizada em ambiente aquático (piscina, lago ou mar). O diferencial da hidroginástica é o uso do ambiente aquático tanto para dar resistência aos movimentos, tornando os exercícios mais eficazes, quanto para proteger as articulações dos impactos que seriam causados pelos mesmos exercícios se fossem executados em outro ambiente.

7 benefícios da Hidroginástica

Os Benefícios da Hidroginástica

Todas as aulas se iniciam com um aquecimento da musculatura e elevação do batimento cardíaco e pode incluir também alongamento. No entanto, parte da aula é trabalhado especificamente o objetivo a ser atingido, que pode ser aumento da capacidade cardiorrespiratória, se a atividade for realizada em intensidade moderada e de modo ininterrupto, ou então de fortalecimento muscular localizado. Para que as partes do corpo sejam exercitadas de modo local, é muito comum o uso de equipamentos para ampliar a resistência que a água proporciona ao movimento.

Ao final da aula, é necessária uma atividade de relaxamento, para que os batimentos cardíacos voltem ao estado inicial, e é muito comum que atividades de alongamento sejam associadas à volta à calma.7-beneficios-da-hidroginastica

Não é preciso nenhuma vestimenta especial para fazer a hidroginástica: maiô ou sunquíni e o uso de uma touca são mais do que suficientes. Algumas pessoas gostam de usar meias antiderrapantes para impedir que escorreguem ao entrar em contato com o fundo da piscina. Porém o seu uso não é fundamental para a prática.

  1. Como é realizada na água, praticamente não oferece impacto para os ossos e articulações ou riscos aos que a praticam.
  1. É uma atividade aeróbica que ajuda no condicionamento físico, na parte respiratória e cardiovascular. Ou seja, colabora com a saúde de seu corpo como um todo.
  2. Apesar de ser apreciada por idosos e gestantes, a prática não é exclusiva para eles. Jovens também participam e já existem diversas modalidades que combinam atividades mais como bicicleta, corrida e até mesmo lutas.7-beneficios-da-hidroginastica
  1. Relaxamento: as atividades feitas na água exigem concentração, calma e controle de respiração, e esses momentos podem proporcionar relaxamento e descanso para sua mente se desligar dos problemas do cotidiano, podendo renovar as suas energias para mais desafios.
  1. Medo de água também não é desculpa para deixar de praticá-la. Nesses casos, as academias normalmente oferecem um profissional que acompanha essa pessoa mais de perto, até que ela consiga superar o seu receio.
  1. Apoio à recuperação: a hidroginástica é a opção perfeita para aqueles que desejam retomar às atividades físicas após a realização de procedimentos cirúrgicos e não querem prejudicar o período de recuperação.7-beneficios-da-hidroginastica
  1. Queima calorias: a hidroginástica é muito eficaz para a perda de peso, pois praticar 1 hora pode reduzir de 450 a 700 calorias, sendo uma das alternativas para você eliminar os quilinhos extras.

A ingestão de líquidos durante a aula é fundamental, podendo levar uma garrafa de água para deixar na beira da piscina, utilize roupas adequadas e confortáveis para a aula ter maior rendimento, evitando interrupções para ajeitar a vestimenta.

Ao final da aula é comum sentir fome, e esta pode ser saciada com fruta ou barra de cereal, e a utilização da touca de natação é ideal para que o cloro não danifique o cabelo.

Alguns equipamentos podem passar a ser utilizados na percepção de progresso no desenvolvimento da resistência muscular, como o uso de halteres, pesos nos tornozelos, luvas, e Aquafins, todos estes equipamentos tendem a trabalhar a musculatura de modo que acelerem a tonificação e capacidade aeróbica, dobrando o esforço feito durante a aula e atingindo os resultados esperados com maior rapidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *