Aulas de Jump: Como fazer, dicas

O jump é um exercício físico aeróbico no qual os praticantes realizam pequenos saltos sobre uma mini cama elástica. Não é simplesmente “ficar pulando” mas uma série de movimentos diferentes e com intensidade variada, como coreografias e corridas estacionadas. As aulas de jump são simples, possibilitando qualquer pessoa a participar e tirar proveito de seus benefícios.

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Como a atividade exige mais força das pernas e ritmo dos movimentos, ela faz com que o praticante emagreça e alcance um ótimo condicionamento físico. É uma aula aeróbica e uma ótima maneira de entrar em forma divertindo-se.

Dicas para quem quer fazer aulas de jump

Separamos aqui algumas dicas simples de como realizar as aulas de jump.aulas-de-jump-como-fazer-dicas

  • Sempre antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, faça uma avaliação médica, para ter certeza de que está tudo bem e de que pode praticar determinado exercício.
  • Peça sempre ajuda a um profissional de educação física. Mesmo comprando um mini trampolim para fazer aulas de jump em casa, deve-se consultar um profissional.
  • Comece devagar, até o organismo ir acostumando a sessões mais prolongadas. Lembre-se que trampolins têm superfícies instáveis e até acostumar, vá devagar, evitando assim que machuque tornozelos ou joelhos.
  • Caso sinta alguma dor muscular, pare e procure ajuda para verificar se é alguma lesão. Não force, respeite seus limites.
  • Não esqueça do aquecimento antes de começar a praticar exercícios, é muito importante e essencial.
  • Caso não consiga acompanhar as sequências e as coreografias, não se preocupe. Vá com calma e aos poucos você pega o jeito e acostuma-se à cama elástica.aulas-de-jump-como-fazer-dicas
  • Se você tem algum problema sério de coluna ou joelho e seu médico recomendou que não pratique corrida, esqueça as aulas de jump. O impacto é semelhante.
  • O pré-requisto para fazer aulas de jump é fortalecer a musculatura dos membros inferiores previamente. Faça musculação ou localizada, por aproximadamente dois meses antes de começar, e não abandone depois.
  • Use um tênis adequado, não faça aula descalço.
  • Mantenha os pés apoiados, evite ficar na ponta dos pés.
  • Atenção meninas: usem um top reforçado, se necessário dois.
  • A sensação de esforço durante a aula deve ser de cansaço e não de exaustão. Respeite seu corpo e diminua a intensidade dos movimentos, mesmo se o professor estiver se matando de pular e gritando feito um louco!
  • Vá ao banheiro antes da aula. É uma aula que favorece o retorno venoso e por isso é comum sentir vontade de fazer xixi antes que ela acabe.
  • Nas primeiras aulas de jump não se preocupe em fazer todos os movimentos, substitua o que achar necessário por saltitos, curta a aula e aos poucos vá aperfeiçoando os movimentos. Aprenda primeiro os movimentos das pernas e depois acrescente os braços. Isso pode levar várias aulas.
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  • Durante as aulas de jump mantenha o abdômen contraído, o tronco ligeiramente flexionado para frente e as pernas firmes, sem fazer a hiperextensão dos joelhos.
  • Coloque o seu trampolim longe de paredes e colunas. Evite ficar muito próximo de outros participantes.
  • Leve uma garrafa com água e mantenha ao lado do jump. Beba sempre que sentir necessidade.
  • Saia do equipamento sempre de costas e para trás.
  • Evite o fundo da sala. Por mais vergonha que você tenha é melhor conseguir ver o que o professor está fazendo do que ver o que os alunos a sua frente estão errando.
  • Não desista! As aulas de jump são cansativas, se não estiver aguentando seguir o professor, apenas saltite, aos pouco vai ganhando resistência.
  • Tenha uma toalha à mão para se secar.
  • Alimente-se pelo menos até uma hora antes da aula
  • Para evitar lesões, cuidado para não pisar nas molas

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