Centella asiatica: O que é, para que serve?

A centella asiática, também conhecida como gotu kola, é uma erva muito utilizada na medicina tradicional chinesa e na medicina Ayurveda. É nativa de regiões tropicais, abundante nas áreas pantanosas e úmidas do sudeste asiático, e um dos vegetais verdes mais consumidos em países como o Sri Lanka, sendo utilizada para o preparo de saladas, sucos e outras receitas tradicionais. No ocidente, a centella asiática é encontrada em cápsulas como suplemento alimentar, em cremes para celulite, além do chá de centella asiática.centella-asiatica-o-que-e-para-que-serve

Confira outros benefícios da centella asiática

A centella asiática é rica em vitaminas do complexo B, carotenoides (que podem ser transformados em vitamina A no organismo), minerais, aminoácidos, além de fitoquímicos como flavonoides e terpenoides que podem trazer diversos benefícios à saúde e beleza.

Benefícios ao cérebro

A centella asiática pode proteger o cérebro dos danos causados por exposição a alumínio, segundo um estudo publicado na revista Neurological Sciences. Ela também pode ajudar com a memória, e diminuir os níveis de alumínio. Ela mostra o potencial de proteger o cérebro de disfunções cognitivas e danos aos nervos causados pelo alumínio.centella-asiatica-o-que-e-para-que-serve

Prevenção do câncer

A centella asiática pode ajudar a prevenir o câncer de pele causado por exposição a raios UV. A erva modula a atividade de certas células e pode combater o efeito causado por raios ultravioleta.

Previne o envelhecimento da pele

A centella asiática age como um tônico da pele se aplicado topicamente. Ela promove a produção de colágeno, cuja falta na pele causa rugas e marcas de expressão, portanto pode ajudar a melhorar a saúde e a aparência da pele.centella-asiatica-o-que-e-para-que-serve

Combate celulite

A celulite é um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam, principalmente nas pernas. A centella asiática ajuda ao agir como um diurético, aumentando a circulação de sangue e reduzindo as inflamações que possam estar presentes.

Cura feridas e queimaduras

A centella asiática tem um efeito antiviral, antibacteriano e anti-inflamatório. Ela pode ser usada em queimaduras na pele e dermatites. Ela pode ser usada em cortes e feridas, pois aumenta a circulação de sangue na área afetada, aumentando a quantidade de fibroblastos, que sintetizam o colágeno e diminui as chances de cicatrizes e outras marcas na pele.

Saúde do fígado

O extrato de centella asiática pode impedir e curar danos ao fígado. O extrato também pode melhorar a função hepática.

Antiansiedade

Em um estudo com animais, a centella asiática se mostrou útil para diminuir comportamentos ligados à ansiedade. Ela também mostrou potencial para diminuir a quantidade de hormônios do estresse circulando no corpo.

A centella asiática pode ser consumida na forma de chá, tintura ou em cápsulas, e pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais.centella-asiatica-o-que-e-para-que-serve

Quantidade recomendada

Para obter os seus benefícios, deve-se consumir de 20 a 60 mg 3 vezes por dia, durante cerca de 4 semanas. Para obter essas quantidades, deve-se utilizar essa planta na forma de:

  • Chá: 2 a 3 xícaras do chá por dia;
  • Tintura: 50 gotas, 3 vezes por dia;
  • Cápsulas: 2 cápsulas, de 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da centella asiática ocorrem principalmente devido ao uso de pomadas e géis, que podem causar vermelhidão na pele, coceira e sensibilidade ao sol.

Além disso, esta planta está contraindicada para mulheres grávidas ou que amamentam, e em casos de úlcera, gastrite, problemas no rins e no fígado e consumo de bebidas alcoólicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *