Como executar o levantamento terra corretamente

Levantamento terra é o famoso levantamento de peso realizado em pé. Esse treinamento é normalmente realizado para trabalhar os músculos das pernas, trapézio, glúteos e músculos da região lombar. Porém, para realizar esse tipo de exercícios é imprescindível que ele seja realizado da forma correta para não acarretar lesões sérias e graves para os músculos, principalmente para as costas e lombar. Criamos esse artigo para você que pretende realizar o levantamento terra de forma correta e saudável.

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Executando o levantamento terra corretamente

Exercícios de levantamento de peso, de forma geral, exigem muito cuidado e atenção do atleta, já que a probabilidade de provocar lesões é imensa, e não poderia ser diferente com o levantamento terra. Para que você possa fazê-lo de forma correta, segue algumas dicas importantes.

Coluna: A coluna deve sempre ficar ereta e com os glúteos sutilmente empinados para trás, com o intuito de fazer com que os quadris se encaixem. Todo o exercício de levantamento terra deve ser feito com muita atenção a coluna e lombar. No menor desconforto, solte o peso, relaxe os músculos, descanse um pouco, e só depois retorno a atividade. As costas jamais devem ficar em posição de arco, tipo arredondada, com a lombar contraída para trás.como-executar-o-levantamento-terra-corretamente

Respiração: A respiração é parte importante na realização de qualquer atividade física. No caso do levantamento terra, inspira-se fundo com o peso ainda no chão, enchendo o tórax de ar, deixando o peito estufado, e contraindo o abdômen. A contração do abdômen é necessária para realização de travamento da coluna, evitando ao máximo que ela seja afetada e arqueada durante o levantamento. Solte ao ar apenas quando erguer o peso do chão, de forma lenta, se possível. Deve-se cuidar para não fazer apneia, ou seja, segurar o ar, pois pode prejudicar sua atividade impedindo do oxigênio ser levado até o cérebro, podendo causar tonturas e perda de força. Chegando ao ápice do exercício, expire lentamente enquanto solta o peso.

Joelhos: Ao pegar e levantar o peso, seus joelhos devem ficar flexionados, e afastados de forma a ficarem os pés na mesma linha dos ombros, para assim não forçar demais seus joelhos colocando todo o peso sobre eles. Os joelhos somente se esticam na última fase do exercício.como-executar-o-levantamento-terra-corretamente

Braços: A forma correta para pegar na barra no levantamento terra deve ser num abertura maior que a posição dos pés. E os braços não se flexionam para levantar o peso. Eles devem ficar esticados desde o momento em que se agacha para pegar a barra até o momento em que a barra está erguida.como-executar-o-levantamento-terra-corretamente

Para quem quer dar início a essa atividade, evite começar a realiza-la em casa ou sem supervisão de um profissional de educação física. E jamais inicie essa atividade com grandes pesos. O seu instrutor profissional é capaz de dizer com qual peso é mais adequado começar a realizar essa atividade de levantamento terra, e depois ir inserindo lentamente mais e mais pesos. O importante é você respeitar seu corpo e seus limites e não forçar nenhum movimento, fazendo as atividades de forma natural e lenta.

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