Como reduzir o colesterol com exercícios

Quem sofre de colesterol sabe que precisa ter uma série de cuidados para o seu controle: é precisa aliar o uso de medicamentos com uma alimentação balanceada e uma rotina de atividades físicas. Porém, nem sempre as pessoas lembram da importância das atividades físicas e o quanto elas são importantes para reduzir o colesterol.

Como reduzir o colesterol com exercícios

Por isso, separamos aqui alguns exercícios simples que ajudam no combate a redução do colesterol, para que você tenha uma vida mais ativa e saudável.  Lembrando que as atividades físicas não eliminam o uso de medicamentos e a rotina de alimentação adequada, elas apenas servem como mais uma excelente opção de redução do colesterol e de outros tantos problemas de saúde como pressão alta, estress e depressão.

Atividades físicas ajudam a reduzir o colesterol

Natação

Exercícios aeróbicos, como a natação, estão comprovados que auxiliam ativamente a reduzir o colesterol total do sangue, principalmente para aqueles que tem o colesterol “ruim” alto (o LDL). A natação não precisa ser realizada de forma intensa e pesada. Leves braçadas e pausas para se hidratar e descansar são ideias para que o corpo e o organismo já reaja de forma positiva para o equilíbrio da sua saúde e bem-estar.

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Corrida
Para corridas não há contraindicações: as corridas devem estar presentes na vida de todos aqueles que querem uma vida menos sedentária e mais saudável. As corridas trazem grandes benefícios para a vida e a saúde, e uma delas é no auxílio a reduzir o colesterol.

Bicicleta

Pedalar, seja na rua ou numa bicicleta ergométrica também promovem infinitos benefícios para a saúde. Exercícios aeróbicos como a bicicleta, que exigem certo esforço e trabalham com determinada intensidade, são exercícios que precisam de mais oxigênio para serem realizados, por isso auxiliam diretamente na oxigenação do sangue e no combate ao alto colesterol.

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Caminhada
Os exercícios aeróbicos como nadar, caminhar, correr, pedalar, dançar são indicados em vários questões de saúde: hipertensão, dores na coluna, colesterol e sedentarismo, de forma geral. Esses exercícios são indicados por poderem ser realizados sem a necessidade de altos custos (já que podem ser realizados em casa, na rua, sem precisar necessariamente pagar uma academia) e por serem extremamente simples e com baixo nível de complexidade.

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Estudos afirmam que mesmo que os exercícios aeróbicos não sejam realizados com grande frequência, eles trazem grandes benefícios para a vida daquele que sofre com o alto índice de colesterol. Portanto, mesmo que não seja visível que caminhar, nadar, correr esteja auxiliando intensamente na redução de peso, ele silenciosamente está trabalhando internamente no corpo, ajudando a reduzir o colesterol, a reduzir o índice de hipertensão, a trazer altos níveis de sensações de alegria e gratidão (já que o corpo produz adrenalina e serotonina, responsáveis por nos dar energia e sensação de bem-estar).

Apesar dessas atividades serem simples de se realizar e praticar, o ideal é que seja feito um acompanhamento médico, para que seja avaliado as reais reações do corpo com as atividades físicas, lembrando que alimentação balanceada e o uso de medicamentos não podem ficar de lado, pois fazem parte da evolução do seu organismo em busca de equilíbrio, saúde e bem-estar.

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