Corrida ou Caminhada? Qual ajuda a perder mais peso

O que você prefere? Correr ou caminhar? Para praticar uma corrida você não precisa de muito, basta apenas calçar um tênis, escolher uma roupa confortável e que te dê possibilidades de se movimentar com facilidade e deixar a preguiça de lado.

Para caminhar, vale as mesmas recomendações e tanto a corrida como a caminhada podem ser feitas na rua, em parques, em qualquer canto da cidade. Mas a dúvida é: Corrida ou Caminhada? Qual ajuda a perder mais peso? Pensando nisso, trouxemos algumas informações para quem deseja sanar essa dúvida e escolher o que melhor se enquadra as suas necessidades.

Caminhada e corrida

O que emagrece mais: Corrida ou Caminhada?

Na verdade não podemos afirmar que uma atividade emagrece mais do que a outra porque o que determina esse fator é justamente a intensidade com que se praticam as mesmas e também o tempo. Explicando melhor, o que ajuda a emagrecer é a quantidade de esforço com que se coloca em qualquer uma dessas atividades. Isso determina quantas calorias são eliminadas.

Mas é claro que não podemos excluir o fato de que também existem algumas variáveis que determinam os resultados, como por exemplo, o estilo de vida de cada pessoa, a velocidade do metabolismo, o tipo de alimentação a indicação genética e também o sexo, pois há uma certa diferença entre homens e mulheres quando falamos em exercícios físicos.

Caminhada ou corrida qual escolher

Diferença entre corrida e caminhada

A diferença entre a corrida e a caminhada são simples, na corrida é exigido um desgaste maior do corpo e por isso contribui para queimar ainda mais calorias. Na corrida o contato com o solo é mais rápido e sendo assim, o praticante da corrida poderá obter resultados mais rápidos do que um praticante de caminhada, mas esse dado não é nada exato, pois tudo depende dos fatores que citamos acima.

Já a caminhada é algo que exige bem menos de seus praticantes e por isso é mais indicada para quem nunca praticou exercícios físicos ou para quem está voltando agora a praticar atividades físicas. Por ser algo mais leve, é mais indicada para iniciantes, porém é preciso lembrar que a caminhada é muito diferente de um passeio e para se obter um bom resultado, é preciso caminhar em um ritmo forte e focado.

Corrida

Benefícios da Corrida

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem busca por uma maneira de perder peso com saúde. Correr traz muitos benefícios para a sua saúde e também contribui para o emagrecimento, pois acelera o metabolismo, fazendo com que a queima das calorias aconteça de forma mais eficiente.

Esse aumento do metabolismo durante a corrida, permanece por algumas horas depois que exercício acaba e por isso você queima as gorduras enquanto pratica o exercício e também depois que o mesmo termina. Por isso e importante regularizar a atividade e não se preocupar com a quantidade de horas que está correndo em um dia.

Veja os benefícios que a corrida proporciona:

  • reduz o peso corporal
  • melhora o nível de colesterol
  • aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • reduz os riscos de infarto
  • aumenta a massa muscular
  • reduz a variação da pressão arterial de repouso
  • ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração
  • melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo
  • melhora a qualidade do sono
  • estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose
  • melhora a auto-estima
  • aumenta o condicionamento físico
  • proporciona sensação de bem-estar
  • diminui o estresse e melhora a depressão
  • aumenta a eficiência do metabolismo

Caminhada

Benefícios da Caminhada

A caminhada também traz diversos benefícios para a saúde do indivíduo, além de também contribuir com a perda de peso, ainda que seja num processo mais lento que a corrida. A caminhada não exige habilidade e é um exercício que pode ser feito em qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e pode ser feito até mesmo em cada com uma esteira.

Alguns benefícios que a caminhada traz para os seus praticantes são:

  • Melhora a circulação
  • Deixa o pulmão mais eficiente
  • Combate a osteoporose
  • Afasta a depressão
  • Aumenta a sensação de bem-estar
  • Deixa o cérebro mais saudável
  • Diminui a sonolência
  • Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
  • Controla a vontade de comer
  • Protege contra derrames e infartos
  • Diabetes

Corrida ou caminhada qual o melhor

Dicas para correr

Para correr de uma forma consciente e prazerosa é preciso antes passar por uma avaliação médica, física, postural, nutricional e ter um acompanhamento de um educador físico.

Reserve pelo menos uma hora para praticar a corrida que pode ser em casa, na esteira, ou na rua. É importante disponibilizar pelo menos dois ou três dias da semana para o exercício.

Veja algumas dicas para praticar uma corrida com segurança e eficiência:

  • Escolha um local arborizado, pois isso aumentará a qualidade do seu exercícios e proporcionará o bem estar por estar próximo a um local mais limpo.
  • Procure um local movimentado como parques, praças, pois este será um fator motivacional.
  • Procure um local que não tenha muitas elevações como subidas ou descidas, pelo menos no começo, pois essa é a fase de adaptação ao exercício e você precisa treinar sua respiração, posição de braços.
  • Dê preferência para locais sem circulação de veículos para a sua segurança.
  • Vista-se com roupas leves e que lhe dê condições de se movimentar.

Corrida ou caminhada

Dicas para fazer caminhada

Para caminhar também é preciso seguir algumas dicas para que o exercício se torne algo prazeroso e para que o resultados sejam visíveis. Confira as dicas:

  • Mantenha a frequência: Faça caminhadas com 30 minutos de duração e de duas a três vezes por semana.
  • Procure por lugares mais planos e com solos menos irregulares. Não se esqueça de escolher o tênis apropriado para a caminhada.
  • Respeite o seu condicionamento cardiorrespiratório, ou seja, se está cansado demais, pare e descanse e continue no outro dia. Comece aos pouco e não exagere no tempo e na distância.

É importante lembrar que antes de iniciar qualquer uma dessas atividades, tanto a corrida como a caminhada, é preciso realizar um check-up e buscar um acompanhamento de um profissional em educação física para que o mesmo recomende a quantidade exata que você poderá praticar as atividades e por quanto tempo. Assim você poderá obter resultado que deseja e o principal, cuidando de sua saúde.

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