Exercícios HIIT Perder Peso – Só os melhores!

Para quem deseja emagrecer o treinamento HIIT (m inglês, High-Intensity Intermittent Training, significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade).

Esta atividade conquistou as pessoas devido à possibilidade de garantir resultados satisfatórios. Com treino médio de uma hora este treinamento rápido queima mais gordura do que atividades aeróbicas comuns.

O que é HIIT

hiit

O HIIT, ou seja, o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade tem em sua fórmula exercícios curtos, mas com exercícios de alta intensidade, devido a isto é possível facilitar a queima de gordura.

Esta modalidade permite elevar a frequência cardíaca. Isto ocorre devido às atividades apresentarem intervalos com descanso ativo, em outras palavras, o praticante descansa em movimento, porém, o ritmo é menor. Para ter uma base o HIIT utiliza a frequência máxima em 90%, já o spinning apenas 60%.

Com isto alguns estudos acreditam que este tipo de exercício pode ser mais estável que muitos treinos mais longos.

Treino intervalado de alta intensidade

Neste tipo de atividade o intuito é garantir o aumento da frequência cardíaca, isto explica porque suas atividades são curtas, já que se for mais longa é impossível levar a intensidade de forma tão alta.

Devido a esta intensidade as atividades podem ser variadas, desde pular corda ou correr.

HIIT funciona mesmo?

Como dito anteriormente devido a combinação de exercícios é possível garantir a perda de peso, sendo assim, a combinação de treino com dança, bicicleta, corrida, nado ou corda pode agradar o perfil de qualquer tipo de esportista.

Diante disso, é possível emagrecer e escolher a atividade que se encaixe no seu gosto pessoal, já que todo treino HIIT precisa apenas combinar diversos períodos de atividades, desde que sejam intensas ou com estímulos leves.

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No geral o treino HIIT funciona, pois ele permite que o metabolismo acelere e ainda depois permita que o praticante continue perdendo calorias, ao contrário do treino aeróbico, mas de baixa intensidade.

Vantagens do HIIT

O HIIT tem como função oferecer um treino com forma de circuito, portanto, seu objetivo principal é melhorar a capacidade do seu organismo em perder as calorias.

Diante disso, entre suas vantagens a atividade proporciona um déficit no envio do oxigênio para o sistema permitindo que o organismo mantenha-se acelerado até duas horas depois do fim da sua aula, com isto o usuário queima calorias mesmo em repouso.

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Por este ponto de visto esta modalidade é ideal para acabar com os quilos extras inclusive a gordura visceral que tem ligação com os órgãos que podem ocasionar problemas de pressão alta, diabete, entre outros.

Em meio a tantos benefícios é preciso frisar que devido aos estímulos variados é possível trabalhar todo o corpo, portanto, apenas com alguns dias de treino é notório a melhora da força e até mesmo do condicionamento físico, além de no mínimo com vinte dias observar a melhora na capacidade cardiorrespiratória.

Motivos para praticar o HIIT

Separamos um guia completo com os motivos para fazer o Hiit

Eficiente na queima de gordura

O treino HIIT é bastante eficiente devido ao seu método, sendo assim, mesmo com treinos curtos é possível alcançar bons resultados, pois é possível emagrecer e queimar muito mais calorias mesmo com menor tempo de treino.

Através dos treinos intensos é possível queimar gordura mesmo quando acabar as atividades.

Sem equipamentos

Para quem deseja praticar em casa, o treino HIIT é ideal já que é possível fazer várias atividades sem necessidade de qualquer material extra, ou seja, o treino pode usar o peso do corpo, evitando gastos com acessórios que às vezes nunca vão ser utilizados.

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Melhora da saúde e metabolismo

O treino HIIT vai melhorar seu condicionamento físico e como consequência sua saúde, além disso, a possibilidade de queimar gordura permite melhorar o crescimento e a preservação da sua massa muscular.

Treino HIIT como fazer?

O treino intervalado de alta intensidade pode ser feito de vários jeitos, portanto, a aula irá variar conforme a atividade escolhida.

Para entender, quem for intercalar a corrida e a caminhada, entre o tempos é preciso inserir corrida em disparada e caminhada com tempo reduzido. Além disso, o treino também varia conforme o instrutor, mas tudo seguindo a linha do treino HIIT.

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Pra quem já está acostumada o ideal é que seu professor organize aulas com sequência alta intensidade. Para quem for fazer na academia pode mesclar os exercícios com os aparelhos de ginástica, mas quem for fazer em casa pode dispensar o uso dos acessórios, já que o HIIT pode ser feito em qualquer ambiente.

Programa de exercícios HIIT

Para quem pretende praticar a modalidade, existem escolas específicas que oferecem aulas produzidas por profissionais, além de utilizar programas que avaliam se o usuário possui capacidade de fazer determinado treino, ou ainda ajudar na hora de criar o seu próprio treinamento.

Mas, além disso, o Youtube pode servir como base, porém, o recomendado é procurar ajuda de um profissional certificado para lhe orientar e verificar se você não possui qualquer restrição contra a prática, portanto, muito cuidado com vídeos da internet.

Em outros casos, os esportistas que estão acostumados com uma rotina de atividade física, e já tem o costume de andar de bicicleta, correr ou outro exercício pode criar um treino de alta intensidade, basta intercalar os tiros (sprints) com intervalos de descanso.

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O correto é começar com 15 segundos de exercício de alta intensidade e depois intercalar com descanso de 60 segundos ou com atividade de baixa intensidade e conforme for evoluindo e melhorar o seu condicionamento basta aumentar o tempo do treinamento modificando o tempo da atividade física de alta intensidade e diminuindo o descanso.

Para auxiliar é importante frisar na importância de ter a orientação de um profissional da área, além disso, o treino precisa ser adaptável para cada tipo de pessoa, por isto a necessidade de ter alguém orientando.

Como a frequência cardíaca pode chegar até 85% ou mais devido ao alto impacto das atividades é importante ter uma avaliação médica prévia, principalmente pessoas com problemas cardiopatas e hipertensão, coluna ou joelho, por isto, iniciante deve começar devagar e manter a execução da atividade para posteriormente aumentar a velocidade.

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