Exercícios para melhorar a coluna

Muitos são os médicos e fisioterapeutas que afirmam que essa geração é a geração que mais sofre com problemas de coluna; e cada vez mais cedo, devido às longas horas sentado a frente do computador, com as cabeças mais abaixadas olhando para as telas de notebooks, tabletes e celulares. Isso sem contar os maus hábitos de sentar de forma errada na cadeira, poltrona ou sofá, tudo isso acarretando em dores nas costas que podem vir a gerar sérios problemas na coluna. Se você faz parte dessa geração, separamos para você alguns exercícios para melhorar a coluna, para que você possa evitar lesões e dores.

Exercícios para melhorar a coluna

Exercícios para melhorar a coluna

Separamos um guia contendo os principais exercícios funcionais para a coluna:

Pilates

Os exercícios e movimentos proporcionados pelo Pilates são sempre focados na postura lombar, abdômen e respiração, de forma geral. No Pilates, trabalha-se muito com a ativação do core, que seria o movimento de contração do abdômen. Fazer os movimentos do Pilates contraindo o abdômen (ou ativando o core) nos momentos certos faz toda a diferença, pois você acaba focando toda a força do movimento ao abdômen e não à lombar. A curto e longo prazo, os exercícios proposto pelo Pilates ajudam a melhorar a coluna, evitando dores, desconfortos e lesões.

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Alongamento
O alongamento em si é essencial não somente para melhorar a coluna, mas para melhorar os músculos do corpo todo. Alongamentos, quando realizados de forma correta, sem forçar excessivamente nenhum músculo e fazendo de forma relaxada, concentrada e certa, podem auxiliar sim a aliviar e diminuir dores na coluna, já que trabalha também com o fortalecimento dos músculos lombares, dorsais, peitorais e músculos das coxas. Sabendo que a coluna é a base de todo o corpo, é importante que também seja trabalhado todo o corpo, em prol de uma coluna mais saudável e com menos dores.

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Yoga
Por ter movimentos mais lentos e também sempre com a atenção voltada à respiração e a postura correta da coluna, a yoga é extremamente indicada à pessoas que sofrem de dores e lesões de coluna, por ser uma atividade de pouco impacto. Para aqueles que não sofrem de dores na coluna, a yoga auxilia a evitar essas lesões e dores.

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Independente dos exercícios e atividades escolhidas para melhorar a coluna, escolha sempre as que tem menor impacto e que foquem sempre na questão de postura e respiração. Como já dissemos: sabendo que a coluna é a base principal de sustento do nosso corpo, o correto é que trabalhemos todo nosso corpo em prol não somente de uma coluna mais saudável, mas também de um corpo todo mais saudável e mais ativo.

Estamos acostumados a nos sentar de forma errada, com a postura incorreta, e essas e outras atividades físicas que tenham como foco melhorar a coluna podem te ajudar a se educar durante o dia a dia, evitando que você sente de forma errada, seja durante suas horas de trabalho, seja nas suas horas de lazer, sentado no sofá assistindo TV. É extremamente importante que haja essa educação e cuidado diário, a todo momento, com relação a forma com que você se senta, com o posicionamento da sua coluna, lombar e ombros.

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