Exercícios para pessoas com metabolismo acelerado

Exercícios para pessoas com metabolismo acelerado. Qualquer pessoa já ouviu falar sobre o metabolismo, mas a maioria sempre fica na dúvida, sobre realmente o seu significado e como funciona. Quais os exercícios para quem trabalha melhor com o metabolismo acelerado? E com o lento? Separamos um guia completo com algumas dicas.

Exercícios para pessoas com metabolismo acelerado

Tem o metabolismo acelerado? Confira alguns Exercícios para pessoas com metabolismo acelerado e consiga emagrecer mais rapidamente.

Exercícios para pessoas com metabolismo acelerado

O metabolismo é uma reação das células do nosso corpo. Todas estas reações tem relação com a síntese de compostos orgânicos ou pela quebra das enzimas. De modo geral o metabolismo é importante para que ocorram as atividades do nosso organismo.

Dentro do metabolismo existe o conjunto de reações que são: anabolismo e catabolismo.

Anabolismo: esta reação permite o reparo dos danos das células, sendo assim, ele possui relação com os compostos orgânicos estruturais e funcionais, tendo ligação com os hormônios, proteínas e enzimas.

Catabolismo: sua função é produzir energia, portanto, ele apresenta reações que degradam as substâncias orgânicas para que ocorra a ATP (trifosfato de adenosina) e garanta o armazenamento da sua energia. Ao contrário do anabolismo, sua função é garantir energia para que o corpo realize as atividades, como respirar, regular a temperatura, fazer a movimentação e garantir a ação do sistema nervoso.

2

Em todo caso o anabolismo também necessita de energia, portanto, o catabolismo tem poder sobre ele, pois permite fornecer a energia para que exista a síntese de biomoléculas.

Além destas reações também tem o metabolismo basal. O metabolismo basal usa a energia mínima do corpo para que ele funcione corretamente. Por meio destas ações é possível fazer o bombeamento de sangue pelo coração, respirar ou produzir as ações do sistema nervoso.

A velocidade do metabolismo é diferente para cada pessoa, porém, é possível que aqueles que apresentem um metabolismo lento pode sentir a influência no seu corpo, como propensão a obesidade. Diante alguns estudos foi possível observar um gene no DNA na qual indicava que os obesos podem mudar o metabolismo e garantir o ganho do peso.

Fora esta questão existe outros distúrbios que podem interferir no organismo e atingir o metabolismo, como intolerância à lactose, albinismo, galactosemia (não transforma galactose em glicose), entre outros.

Metabolismo lento ou acelerado – Como saber

Agora que você sabe como funciona o seu metabolismo resta à dúvida de entender qual dos dois se encaixa no seu corpo, já que isto pode influenciar para quem deseja perder peso.

Sendo assim, é comum ouvir falar que muitas pessoas não conseguem emagrecer, pois apresenta metabolismo lento, mas existem também aquelas que emagrecem muito mais rápido, portanto, antes de sair fazendo qualquer atividade física é importante conhecer o seu metabolismo e seu ritmo, pois isto pode ajudar na sua dieta.

4

Se o metabolismo influência na queima de calorias, tem os fatores que pode contribuir para as variações, sendo assim, podem ser:

  • Massa muscular, pois quanto maior quantidade é natural que o organismo seja acelerado.
  • Idade, também tem o seu papel, pois quanto mais envelhecer mais o metabolismo diminui.
  • Refeições, se uma pessoa costuma fica muito tempo sem comer, o metabolismo diminui.
  • Atividade física é importante, portanto, quanto mais fazer melhor.
  • Fatores genéticos.

Taxa de Metabolismo Basal (TBM)

A taxa de metabolismo basal (TBM) indica quanto o corpo precisa de energia ou caloria ao longo do dia, em repouso, ou jejum de forma que isto não venha prejudicar o seu organismo, permitindo que o corpo mantenha sua temperatura corporal.

Desta forma, para saber a sua TBM é possível fazer o cálculo. Para calcular a taxa é simples, baste saber alguns dos seus dados, como idade, o peso, a altura e a taxa de atividade.

No caso da taxa de atividade, ela equivale a frequência de atividade física. Para ajudar no cálculo veja os números que corresponde ao seu perfil.

Taxa de atividade

  1. Sedentários = 1.2 (pouco ou nenhum exercício);
  2. Levemente ativo = 1.375 (exercício leve 1 a 3 dias por semana);
  3. Moderadamente ativo = 1.65 (exercício moderado, faz esportes 3 a 5 dias por semana);
  4. Altamente ativo = 1.725 (exercício pesado de 5 a 6 dias por semana);
  5. Extremamente ativo = 1.9 (exercício pesado diariamente e até 2 vezes por dia);

Cálculo taxa de metabolismo basal para homens

  • A fórmula é: {66 + [(13,7 x Peso (kg)) + (5 x Altura(cm)) – (6,8 x Idade(anos))]}

Cálculo taxa de metabolismo basal para mulheres

  • A fórmula é: 655 + [(9,6 x Peso (kg)) + (1,8 x Altura (cm)) – (4,7 x Idade (anos))]}

Depois basta multiplicar o resultado pela taxa de atividade.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Agora como já sabe o tipo do seu metabolismo é hora de investir em exercícios e alimentos que deixam  seu metabolismo acelerado e colabora para perda de peso.

5

Amêndoas

As Amêndoas possuem vitaminas e fibras e produz sensação de saciedade.

Fibras

Com tempo maior de digestão ela diminui a necessidade de comer doce.

Aveia

A aveia possui muitas fibras, o indicado é consumir pela manhã.

Legumes e vegetais

Com fibras e antioxidantes, ao comer uma variedade de vegetais é possível garantir os nutrientes para o seu corpo, como potássio, vitaminas a, b e c, além de cálcio, magnésio e ferro.

Alimentos termogênicos

Insira no seu dia a dia a pimenta vermelha, o café, o chá verde, chá banco, a pimenta do reino e o gengibre.

Nozes

Elas possuem gorduras boas, como vitaminas, minerais, proteínas e fibras, porém é preciso consumir com cautela, pois apresenta um valor calórico alto.

Brócolis

Com vitamina C e cálcio ele tem antioxidante e ajuda a eliminar toxinas, além de desinchar. Com fibra em sua composição ele também favorece o sistema imunológico.

Frutas cítricas

Com grande quantidade de vitamina C, ajuda a eliminar a gordura e também é útil para o sistema imunológico, pois permite desintoxicar o corpo.

5 atividades para aumentar seu metabolismo

Algumas atividades auxiliam na queima rápida de calorias. Confira um estudo com alguns Exercícios para pessoas com metabolismo acelerado:

1 – Corrida

Uma corrida de 30 minutos permite alcançar uma frequência cardíaca máxima de 80%, portanto é possível queimar até 600 kcal. Quanto mais correr, mas será o gasto energético.

2 – Bicicleta

Pedalar por 30 minutos pode gastar cerca de 500 kcal e atingir  80% da frequência cardíaca.

3

3 – Musculação

Para quem deseja aumentar à massa muscular a atividade é uma opção, pois aumenta a testosterona e diminui a cortisol. Em um treino é possível perder cerca de 300 kcal, mas devido ao aumento da massa magra o metabolismo fica acelerado.

4 – Dança

Uma hora de dança pode queimar 350 kcal, além disso, ajuda a relaxar, devido a grande movimentação dos músculos.

5 – Lutas

As atividades que envolve luta garante um alto gasto de energia e durante uma aula é possível queimar 800 kcal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *