Exercícios para pessoas com metabolismo lento

As vezes algumas pessoas tem dificuldades de emagrecer, fazem diversos exercícios, mudam a alimentação, mas nada acontece. Temos uma explicação para isso, pode ser o metabolismo lento. Por isso trouxemos algumas informações sobre os Exercícios para pessoas com metabolismo lento. Saiba mais e veja como controlar o metabolismo lento.

Exercícios metabolismo lento

O que é metabolismo

O metabolismo é o nome que dá a taxa metabólica, na verdade é a energia que é medida em kilojoules e representa o que uma pessoa gasta em um dia para que o seu corpo funcione.

O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).

Exercício para metabolismo lento

Fatores que afetam o metabolismo

Cerca de 80% da taxa metabólica é composta por fatores genéticos, enquanto que 20% depende de outros fatores que listamos abaixo. A genética não pode ser alterada, mas você pode acelerar o seu metabolismo observando e alterando os fatores como:

  1. Alimentação: Os alimentos gordurosos devem ser controlados não somente porque engordam, mas principalmente por serem prejudiciais a saúde.
  2. Intervalo entre as refeições: Os intervalos entre as refeições devem ser menores, cerca de três horas. Intervalos longos deixam o seu metabolismo mais lento visto que ele precisa poupar energia. Entre cada uma das refeições, aconselha-se que se faça um lanche leve como alimentar-se com uma fruta ou iogurte.
  3. Atividade física: A combinação de exercícios aeróbicos com ginástica localizada com musculação. Os exercícios ajudam na reprodução de uma ação metabólica contínua que acelera o metabolismo.
  4. Tecido muscular: O tecido muscular é o que consome mais energia do organismo. A manutenção da massa muscular está diretamente ligada à prática de exercícios.
  5. Idade: Algumas pesquisas indicam que as pessoas a partir dos 30 anos começam a ter o metabolismo mais lento.
  6. Sexo: O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, porque os homens possuem massa muscular mais desenvolvida.
  7. Água: A falta de água desacelera o metabolismo, por isso recomenda-se beber pelo menos 8 a 10 copos de água por dia.
  8. Temperatura ambiente: Em dias mais frios o corpo consome mais energia para manter-se aquecido, acelerando o metabolismo.

Exercício para pessoas com metabolismo lento

Alimentos que aceleram o metabolismo

Alguns alimentos e bebidas ajudam a acelerar o metabolismo, como por exemplo a água gelada ou o chá verde, assim como algumas pimentas e também o gengibre e ômega 3. Esses alimentos e bebidas são excelentes para acelerar o seu metabolismo e também ajudar quem deseja emagrecer.

O funcionamento do metabolismo está inteiramente ligado a uma alimentação saudável e também a exercícios físicos. Por isso que tanto realizar uma alimentação equilibrada e movimentar-se frequentemente com exercícios físicos ajuda a emagrecer.

Cardápio para acelerar o metabolismo

Café da Manhã

  • Opção 1: 02 cookies integrais, 01 fatia de mamão papaia, 01 fatia de queijo de soja
  • Opção 2: 01 copo de leite de soja, 02 torradas integrais, 01 col sobremesa de manteiga
  • Opção 3: 01 xícara de chá verde, 01 fatia de queijo minas, 02 fatias de pão de forma integral
  • Opção 4: 01 copo de iogurte desnatado com canela, 02 unid de torrada integral, 01 xícara de chá verdeLanche da Manhã
  • Opção 1: 02 nozes
  • Opção 2: 01 barra pequena de chocolate amargo
  • Opção 3: 01 laranja
  • Opção 4: 01 pêra

Exercícios para metabolismo lento
Almoço

  • Opção 1: 01 pires de salada de couve refogada, 01 filé de peixe assado com pimenta, 02 col sopa de purê de inhame
  • Opção 2: 01 pires de salada de alface,pepino e tomate, 01 filé de peixe grelhado com molho de gengibre
  • Opção 3: 01 prato de sobremesa de salada verde, 01 filé de frango grelhado, 02 col sopa de macarrão integral
  • Opção 4: 01 pires de salada de folhas variadas, 01 bife bovino grelhado, 02 col sopa de cenoura cozidaLanche da Tarde
  • Opção 1: 01 taça de mamão picado, 01 col sobremesa de farinha de linhaça
  • Opção 2: 01 fatia de bolo integral de banana com canela
  • Opção 3: 02 fatias de pão de forma integral, 01 fatia de queijo Minas
  • Opção 4: 01 fatia de pão integral, 01 fatia de ricota

Exercícios para pessoas com metabolismo lento

Jantar

  • Opção 1: 02 fatias de pão integral, 01 filé de salmão defumado com gengibre e rúcula
  • Opção 2: 01 pires de salada de acelga, repolho e tomate, 01 batata assada, 02 col sopa de sardinha
  • Opção 3: 01 filé de peixe grelhado, 01 pires de salada de alface e acelga, 02 col sopa de arroz integral, 02 col sopa de salada de repolho
  • Opção 4: 02 col sopa de peito de frango, 02 col sopa de macarrão integral com brócolis refogadoCeia
  • Opção 1: 02 castanhas do pará
  • Opção 2: 01 kiwi
  • Opção 3: 01 tangerina
  • Opção 4: 01 unid de iogurte light

Atividades que ajudam a aumentar o metabolismo

Como já dissemos, 80% do nosso metabolismo é determinado pela genética, porém o metabolismo pode acelerar com a prática de exercícios físicos, além de aumentar o gasto calórico. Algumas atividades em especial contribuem para que o metabolismo acelere e passe a funcionar de forma correta, ajudando nesse processo de emagrecimento. Veja alguns exercícios físicos que contribuem para acelerar o metabolismo.

Exercícios para pessoas com metabolismo

Exercício para metabolismo lento

Alguns exercícios são extremamente indicados para quem tem o metabolismo lento e deseja emagrecer.

  1. Luta: A luta está em primeiro lugar nessa lista e pode ser tanto o boxe, Muay Thai e MMA, por exemplo. Essas lutas promovem um grande gasto de energia por ser um esporte que movimenta vários músculos e também por ser um exercício de alta intensidade. Para quem deseja emagrecer, uma hora de aula queima até 800 calorias.
  2. Corrida:  Correr por 30 minutos faz com que o praticante desse esporte perca até 600 calorias. O melhor de tudo é que durante a corrida ocorre a liberação de hormônios como o glucagon, adrenalina e cortisol. Esses hormônios promovem o gasto energético por um período de até duas horas após a corrida.
  3. Bicicleta: Uma pedalada de 30 minutos faz com que o indivíduo perca até 500 calorias. Esse exercício também aumenta a liberação do glucagon e da adrenalina.
  4. Musculação: A musculação estimula a produção de testosterona e diminui o cortisol. O treino de musculação produz um gasto calórico de até 300 calorias.
  5. Dança: Por fim temos a dança que é algo que pode ser feito em casa mesmo e é um tipo de exercício que movimenta um grande número de músculos e também é indicado para quem deseja perder alguns quilinhos, já que uma hora de dança elimina cerca de 350 calorias e claro, é um tipo de exercício que relaxa e desestressa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *