Os melhores exercícios de alongamento

Realizar exercícios de alongamento é essencial para o corpo, principalmente para aqueles que tem uma vida mais sedentária, trabalham longas horas na frente do computador, sentados, ou longas horas dirigindo. Com o passar do tempo, um corpo que não realiza nenhuma atividade física e nem ao menos se alonga acaba ficando com as fibras musculares encurtadas e perceptível diminuição da flexibilidade.

Os melhores exercícios de alongamento

Mesmo para aqueles que costumam realizar atividades físicas, realizar exercícios de alongamento antes e depois das atividades físicas é extremamente importante, para preparar e relaxar os músculos. Por isso, separamos aqui alguns dos melhores exercícios de alongamento para que você possa realizar todos os dias.

Exercícios de alongamento simples

Quer fazer um alongamento simples em casa? Confira um guia abaixo completo:

Alongamento dos braços

Esse alongamento você pode fazer sentado, no trânsito, dentro do carro, ou no frente do computador após algumas horas de trabalho.  Eleve seus cotovelos de forma que seus braços fiquem ao lado da cabeça e as mãos para trás da cabeça. Com a mão direita, segure e puxe seu cotovelo esquerdo para a direita, e repita o movimento com o outro braço.os-melhores-exercicios-de-alongamento

Alongamento de ombros

Esse exercícios de alongamento também pode ser feito sentado. Com os ombros relaxados, movimente-os de forma circular para frente, depois para trás. Repita o movimento de 10 a 15 vezes.

Alongamento de pescoço

Com a cabeça reta e os ombros relaxados, incline sua cabeça para a direita, como se tivesse levando sua orelha ao ombro, porém, sem levar o ombro. Fique nessa posição por 15 segundos, sem forçar demais seu pescoço. Repita  movimento do outro lado.

Alongamento de pernas, braços e tronco (em pé)

Esse exercício de alongamento pode ser feito em casa ou no seu escritório. Em pé, com as pernas um pouco abertas e os joelhos semi-flexionados, solte o tronco com os braços esticados em direção aos pés. Você não precisa alcançar os pés se não conseguir, mas procure alongar suas pernas e troncos o máximo possível, porém sem forçar demais o movimento.

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Alongamento pernas, braços e tronco (sentado)

Sentado, com uma perna esticada e a outra dobrada, incline seu corpo e seu braço em direção a perna esticada. Não é necessário tocar a ponta do pé, mas tente o máximo que puder, sem forçar demais seus músculos. Com o tempo e a prática, você sentirá que seu corpo ficará mais flexível, conseguindo cada vez mais chegar perto do pé até o momento de conseguir segurá-lo.

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Todos os alongamentos que você realizar devem ser feitos observando seu corpo, para que não seja forçado a coluna de forma a acarretar dores e lesões posteriores. O objetivo dos exercícios de alongamento é tornar seu corpo flexível e com menos dores devido ao sedentarismo e às horas na mesma posição. Você pode realizar vários movimentos de alongamento, além dos mencionados nesse artigo, intercalando-os e sempre tentando trabalhar todos os músculos: ombros, pescoço, braços, pernas e tronco.

Se você já pratica exercícios, faça ao menos 10 minutos de alongamento antes e depois das atividades. Antes para aquecer seu corpo e evitar lesões, e depois para que seu corpo relaxe e assim você finalize suas atividades físicas.

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