Treinamento Funcional com Elástico: Como fazer os exercícios

Treinamento Funcional com Elástico. O elástico extensor é uma alternativa ao invés de halter ou ir até na academia. Com baixo custo o item podem ajudar a gerar hipertrofia. O treinamento funcional com elástico pode garantir o fortalecimento de diversas partes do corpo, como lombar, abdômen e os membros oblíquos.

Treinamento Funcional com Elástico

Para definir o corpo esta modalidade pode ter inúmeras variações já que a faixa extensora consegue ajudar na postura de isometria e ainda no trabalho abdominal. Em algumas atividades a rubber band (faixa de resistência) também é uma aliada para queima de gordura, pois permite mobilizar os músculos.

No treino funcional o item pode ser ajustado para vários níveis e o exercício pode ser alterado conforme a necessidade do praticante, podendo adaptar para níveis iniciantes e avançados.

No treinamento funcional exercícios com elástico é possível definir os músculos e ainda aumentar o gasto calórico.

1

O elástico propõe uma maior resistência no final do movimento, quando a musculatura demonstra contraída, sendo assim, para os ganhos de hipertrofia o elástico facilita quem deseja resistência muscular e potência, pois o acessório adapta a qualquer movimento.

Exercícios de treinamento funcional com elástico

Para definir os músculos, confira nossos exemplos de exercícios funcionais com elástico.

Exercício 1

Na remada em pé deixe o tensor perto da linha do ombro e mantenha as duas mãos. Faça flexão com cotovelo e ombro levando para trás. Para que o tronco não movimente, deixe uma perna na frente como apoio. Faça a volta devagar.

Exercício 2

Para malhar o peitoral fique de costas com o tensor fixado. Pegue o elástico e segure nas extremidades deixando o tronco reto, depois faça a extensão do ombro e cotovelo levando o elástico para frente.

No movimento o abdômen precisa estar contraído para não ter movimento do tronco. Em cada exercício, não se esqueça de pausar e dar uma corrida. Use um cone e corra de um ao outro com três chegadas.

Exercício 3

Para região do abdômen segure o tensor com as mãos e curve o tronco com um máximo de amplitude. Na execução não flexione os membros superiores, somente o tronco.

Exercício 4

Para trabalhar os membros inferiores use a extremidade do elástico para fazer o agachamento mantendo o joelho em 90°. Cuidado com a coluna, pois o movimento é só no quadril e joelho.

2

Exercício 5

Em pé mantenha as pernas estendida. Com o pé direito use para segurar o elástico segurando a alça no peito. Rotacione o tronco para esquerda e eleve os braços e puxe o elástico para cima, depois que acabar a série mude o lado. Para ter resultado puxe 20 vezes para cada lado.

Exercício 6

Para fortalecer o quadril, a faixa deve ser prendida no pé direito, depois pise com o esquerdo e segure a alça na outra extremidade com a mão como apoio no quadril. Não se esqueça de manter-se em pé, deixando pernas estendidas e afastadas.

A perna direita deve seguir para trás e o elástico mantém esticado, enquanto contrai o glúteo. Depois que terminar inverta o lado e faça 20 repetições em cada perna.

Exercício 7

De costas, fique com os pés suspensos e mantenha os joelhos flexionados, enquanto o elástico passa na sola dos pés. Para a atividade segure as pontas e deixe a mão atrás da cabeça e com o cotovelo aberto.

Ainda para definir o abdômen com elástico, deixe contraído e eleve o tronco, mas não tire a lombar do chão depois estique as pernas e volte para posição inicial. Nesta atividade faça três séries de 20 repetições.

3

Outra variação com elástico para trincar a barriga, é deixar o elástico estendido no chão e deitar em cima e segurar uma das pontas com os pés mantendo a mão na altura da nuca, para finalizar eleve o tronco e não tire a lombrar do chão e volte devagar na posição. Faça três séries de 20 repetições.

Exercício 8

Fique no chão sentado deixando as pernas esticadas e coluna reta. Passe o elástico sob os pés e deixe cruzado até os joelhos. A mão deve segurar as pontas de cada uma, enquanto os braços ficam paralelos ao chão e os punhos para dentro.

Mantendo o abdômen contraído, mas com os cotovelos fechados flexione para trás e deixe as mãos próximas da cintura e volte para posição inicial e faça 3 séries com total de 15 repetições.

4

Outro exemplo é ficar em pé deixando os joelhos semiflexionados, enquanto o pé se mantém paralelo com apoio na parte central do elástico. As mãos devem segurar a ponta e o cotovelo fica próximo à cintura, enquanto os punhos ficam firmes e para cima.

Com a barriga pressionada estique o elástico e leve nos ombros e volte para a primeira posição, devagar. Faça três séries de 15 repetições.

Exercício 9

De lado no chão com a cabeça apoiada no braço e perna  estendida, passe o elástico no pé direito e encaixe nas argolas do elástico na ponta.

Em seguida, levante a perna esquerda para esticar o elástico e volte devagar e faça três séries de 15 repetições de cada lado.

Para malhar bumbum com elástico, nesta outra posição, fique em pé e mantenha as pernas alinhadas, mas paralelas ao quadril depois deixe o elástico na sola dos pés e segure na ponta perto dos ombros.

5

Com a coluna reta, flexione todo o joelho com o quadril para trás e volte para primeira posição. Ao terminar faça 15 repetições em cada perna.

Exercício 10

De costas para o chão e braços estendidos, as pernas ficam elevadas e semiflexionados. Para execução passe o elástico e deixe próximo do peito depois cruze e ponha os pés em cada argola.

Para executar o treino estenda os joelhos e volte para posição inicial e ao terminar faça três séries de 25 repetições.

Exercício de Treinamento Funcional com Elástico

Para finalizar o programa de treino com elástico, esta atividade trabalha as pernas. Fique em pé e deixe a perna na frente enquanto a outra fica semi flexionada mantendo a ponta do pé presa no elástico. Use as duas mãos para segurar.

Treinamento Funcional com Elástico

Para concluir o exercício flexione o joelho na posição de 90 graus e depois volte para apoiar o peso do corpo de trás e faça 15 repetições com cada perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *