Tribulus terrestris: O que é, para que serve

A tribulus terrestris é uma planta que tem a fama de ser asiática, mas, na verdade, ela existe na Europa e na África. Ela já era utilizada como uma planta medicinal, mas está se tornando famosa no mundo inteiro como um suplemento natural para aumentar a hipertrofia muscular. Ela pode ser encontrada em diversas formas como cápsulas, comprimidos, chá, suplementos e extrato. Ela não atua apenas no desenvolvimento muscular. A planta sempre foi usada para tratar problemas de cunho hormonal como disfunção erétil, equilíbrio hormonal e aumento da libido.

tribulus-terrestris-o-que-e-para-que-serve

O extrato do tribulus terrestris está sendo bastante utilizado pelos praticantes de musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular. Muita gente pensa que os suplementos naturais podem ser tomados de maneira indiscriminada simplesmente porque foi diretamente extraído de uma planta, mas não é bem assim.

Como funciona o tribulus terrestris?

O tribulus terrestris tem como maior função a recuperação da libido, do apetite sexual, tratamento da impotência sexual, da infertilidade e etc. Neste aspecto, a erva funciona provocando uma vasodilatação na região genital, fazendo com que seja bombeado mais sangue nessa área. Outra funcionalidade é o aumento no numero de espermatozoides assim como sua motilidade. Em mulheres pode ajudar a reduzir alguns sintomas da menopausa.tribulus-terrestris-o-que-e-para-que-serve

O aumento de testosterona livre feita pelo tribulus terrestris, se dá pelo estimulo natural da glândula pituitária, que promove um aumento na secreção do Hormônio Luteinizante (LH) e consequentemente, o aumento da testosterona livre em homens e da progesterona nas mulheres.

O efeito anabólico se dá através do aumento das concentrações plasmáticas de testosterona no organismo, aumentando em até 40% da testosterona livre, um hormônio importantíssimo para vários aspectos do organismo masculino, em especial, para praticantes de musculação, a síntese de massa muscular.tribulus-terrestris-o-que-e-para-que-serve

Benefícios no uso de tribulus terrestris

Entre os principais aspectos observados no uso do Tribullus Terrestris, podemos citar:

  • Tratamento de problemas relacionados à sexualidade, como baixa libido, infertilidade, falta de ereção e etc;
  • Possui efeito hepatoprotetor, ou seja, consegue de alguma maneira proteger o fígado;
  • Melhora na densidade óssea e prevenção da descalcificação óssea;
  • Diminui a frigidez sexual em mulheres, fazendo com que as mesmas possam ter mais vontade de fazer sexo;
  • Aumenta a taxa de testosterona livre em até 40%;
  • Aumento da glândula pituitária em até 72%;
  • Melhora no humor, na autoestima e na sensação de bem-estar;
  • Aumento de força e massa muscular em pessoas que praticavam atividades físicas;
  • Melhora sintomas da menopausa, em mulheres.tribulus-terrestris-o-que-e-para-que-serve

Efeitos colaterais

Tribullus Terrestris é um composto natural e seus níveis de toxicidade são praticamente difíceis de acontecerem. Entretanto, é necessário que respeitemos em primeiro lugar seus protocolos de uso.

Tribulus terrestris NÃO aumenta os níveis de testosterona acima dos níveis fisiológicos do corpo, pois ele estimula a produção natural endógena de seu corpo a produzir aquilo que ele necessita. Sendo assim, o corpo por si só jamais irá superar essa produção máxima, fazendo com que possamos descartar tais efeitos colaterais.

Existem algumas evidências que mostram que superdosagens de tribullus terrestris podem gerar desconfortos gastrointestinais ou coisas do tipo. Porém, isso não é observado com todos os usuários, mesmo porque, pouca parcela deles utiliza mais do que o necessário.

Ele não é indicado para crianças e menores de 21 anos, pois esses ainda não estão com seus eixos hormonais devidamente estabilizados.

Embora não sejam relatados efeitos colaterais no uso de doses moderadas de Tribulus Terrestris em pessoas saudáveis, o suplemento não deve ser consumido por pessoas com problemas cardíacos ou que sofrem de pressão alta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *