TRX Emagrece mesmo? Dicas de como fazer

Apesar de estar no mercado há alguns anos, ainda sim muitas pessoas não conhecem e nem sabem do que se trata o TRX. Na verdade é um acessório de treinamento e é justamente sobre ele que vamos falar, ou melhor, vamos responder a seguinte dúvida: TRX Emagrece mesmo? Muitas pessoas nem sabem do que se trata o TRX e já vamos adiantar que é um aparelho extremamente útil.

TRX aparelho

O que é o treino com TRX

O TRX significa Total-body Resistance Exercise, ou seja, Exercício de Resistência do Corpo Inteiro que também é conhecido como treinamento suspenso e esse treino utiliza-se do próprio corpo dos praticantes como carga, mas não pense que por isso os exercícios serão mais leves.

TRX na verdade é um aparelho que foi desenvolvido com a função de treinar os soldados da Marinha americana e é por esse motivo que o TRX é um aparelho portátil, pois a Marinha teve uma grande preocupação para que este equipamento fosse fácil de ser transportado. Ele pesa pouco mais de um quilo e pode ser fixado em qualquer estrutura fixa.

É um tipo de exercício que agrada tanto as pessoas que estão iniciando nesse treinamento como para aquelas que estão avançadas no condicionamento físico. Esse treino utiliza-se de diferentes inclinações do corpo e também usa-se os braços e as pernas ao mesmo tempo ou poderá ser de forma unilateral.

TRX emagrece e funciona

O TRX é um aparelho indicado para treinos individuais ou também treinos em grupos e promove resultados exemplares, independente da condição física de seus praticantes. Com esse aparelho também é possível escolher o nível de dificuldade dos exercícios e também modificar a posição do seu corpo sem precisar adicionar mais peso.

Como funciona do TRX

O TRX é composto por exercícios abdominais que podem ser feitos de forma estática ou dinâmica. Em um único treino de TRX, você poderá trabalhar a resistência, a força, a coordenação, a potência, a flexibilidade e a estabilidade do core. Core significa o nome da musculatura que é responsável pelos movimentos e estabilidade da região central do corpo. Essa musculatura abrange os músculos lombares, os músculos abdominais, músculos da pelve e do quadril.

O TRX é quase que uma academia portátil que pode ser levado para qualquer lugar. O TRX é excelente para quem viaja bastante não quer ficar sem treinar, pois você pode instalar no quarto do hotel, ao ar livre ou em qualquer lugar até mesmo em sua casa, basta que o local suporte o peso do seu corpo.

TRX emagrece mesmo?

Esse sistema é indicado como alta competição, treino de força funcional, flexibilidade e reabilitação, treino esportivo específico, treino de grupo indoor e outdoor, personal trainers, artes marciais, dança, treino militar, fisioterapia, pilates, e outros.

TRX emagrece mesmo?

Quando se escolhe um exercício para emagrecer, a primeira coisa que se tem que prestar atenção é com relação ao gasto de calorias que o mesmo irá proporcionar. Para os praticantes de TRX, saiba que o gasto calórico é alto, pois em trinta minutos de treino, o praticante poderá perder entre 300 a 700 calorias.

TRX exercício

Treino em Circuito com o TRX

Para treinar com o TRX é muito simples, separamos abaixo três séries de 10 a 15 repetições. Confira e comece a treinar:

1 – Rosca ísquiostibiais TRX

Principais músculos envolvidos: posterior de coxas e glúteos

Coloque os calcanhares nas alças do TRX, eleve o quadril e puxe os calcanhares na direção dos glúteos

2 – Agachamento Unilateral TRX

Principal músculo envolvido: quadríceps

Segure as alças com as mãos, estenda uma das pernas a frente e faça um agachamento com a perna que está no chão.

3 – Afundo TRX

Principais músculos envolvidos: quadríceps e glúteos

Fique de costas para o TRX, prenda o peito do pé nas duas alças, flexione o joelho da perna que está no chão.

4 – Remada fechada TRX

Principais músculos envolvidos: grandes dorsais, bíceps

Segure as alças com o corpo inclinado para trás e puxe até os cotovelos ficarem ao lado das costelas.

– Flexão de braços TRX

Principais músculos envolvidos: peitoral, deltóide anterior e tríceps

Segure as alças a frente do corpo e na ponta dos pés, em seguida flexione os cotovelos , levando o peitoral em direção ao solo  volte a posição inicial

TRX funciona

6 – Rosca TRX

Principal músculo envolvido: bíceps

Execução: segure as alças com a palma das mãos para cima e o corpo inclinado para trás, realize uma flexão dos cotovelos levando as mãos na direção dos ombros e volte à posição inicial.

Viu como é simples, basta seguir todos esses exercícios com o auxilio do TRX e terá bons resultados, mas antes, não se esqueça de ir até um médico e realizar o check-up para analisar a sua saúde e procure também um personal trainer para lhe auxiliar nos exercícios e adequá-los para a sua necessidade.

Benefícios do TRX

Todo exercício físico traz benefícios para quem o pratica, mas é preciso se exercitar sempre com moderação e procurar um médico e um profissional em educação física para que os exercícios tragam resultado.

Os benefícios que o TRX trazem são: Fortalecimento de quadríceps, glúteos, core, adutores da escápula, ombros. Manter os braços atrás durante a execução do exercício promove grande reforço nos músculos responsáveis pela postura durante a corrida.

TRX

Além do mais esse exercício com o aparelho TRX também contribui para:

  • Melhoria da força, da flexibilidade e da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Fortalecimento da musculatura que envolve a coluna;
  • Melhoria e manutenção do tônus muscular;
  • Melhoria da coordenação motora;
  • Fortalece a musculatura do abdômen, coluna, lombar, braços, quadril e pernas;
  • Melhoria da função cardiorrespiratória;
  • Promove o bem-estar mental;
  • Queima em média 300 calorias por aula.

Um dos benefícios que já citamos, mas que vale a pena ressaltar é que este aparelho pode ser levado na bolsa para qualquer lugar e isso é uma vantagem e também um benefício, pois o que muitas pessoas buscam é por praticidade em seu dia a dia, principalmente em relação aos exercícios físicos e também quando se trata de emagrecimento. Aproveite esse aparelho e emagreça com saúde, além de conseguir tonificar os músculos do seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *